18/06/2010

O SERVE – LUZ: A serviço da luta para transformação social.

Foto: Coletivo Olhar Ser Ver Luz


A comunidade do titanzinho me trouxe algumas visões de mundo importantes para o meu amadurecimento intelectual e militante. Percebi nas falas de cada liderança o amor pela comunidade, a sede por transformação e a luta de cada dia para sobreviver e mudar pelo menos aquela micro-sociedade. Esses elementos foram fundamentais para o estaleiro ser expulso pelas mãos dos trabalhadores, das crianças, das mulheres, dos movimentos que fizeram uma boa articulação com os meios de comunicação, poder público e legislativo. É mais uma luta conquista que me traz uma motivação para novas batalhas nas ruas daquela pequena e grande comunidade.

Percebi principalmente por parte das organizações e pelos companheiros do Serviluz Sem Fronteiras o trabalho realizado em rede com as escolinhas, associações, moradores. O trabalho em rede é fundamental para a transversalidade das ações.

O surf é algo como pão e café para a juventude e criança. A dedicação dada a essa prática é fora do comum. Como se fosse um grande playground das crianças e uma profissão para o futuro. Ou será o presente? A relação entre a prática de surfe e questão ambiental deve ser realizada de forma, mas intensa. Acredito que com a educação ambiental e popular podemos fazer inserção dos temas como consumo da juventude, organização social, modelo de produção e etc.

Senti a necessidade de desbravar as histórias dos pescadores, das donas de casa, das crianças. E me desafio a me inserir nesse cotidiano e ajudar de acordo com a minha afinidade no que eu posso para melhorar o desenvolvimento socioambiental desse lugar.

O despertar está constante, a necessidade de transformar também. Teorizar para transformar é o que me proponho. O que não me proponho é fazer teoria sem ter troca com a comunidade. Teorizar, Agir, refletir e interagir. Força Serviluz e que o exemplo dessa luta seja levada a outras comunidades. O desafio é enfrentar várias pedras nos caminhos dessa luta social de base das comunidades e do movimento social em âmbito local, nacional e global.

Um comentário:

Inaê disse...

É isso! Bom lê essas suas sensações...