23/05/2010

Lagarto do Mar - Paracuru*

Nessas terras habitadas por luta de cada um que habita
Luta para sobreviver, VIVER!
Venho me entregar. Corpo, Alma e Coração.
Já habitei. Habito.
O resgate do meu povo está aqui. Sinto. Exala da minha alma como um chamado. A emoção é forte e a saudade também.
A lua me diz. Você é daqui, é daqui. Não se engane.
Não me enganarei. A cada dia o chamado desse povo aqui grita na alma.
Indíos Anacés, Guanacés e Jaguaruanas estamos ligados por laço forte que não quebra.
Esse laço inquebrável da alma. Há alma doida!
Me faz sofrer, viver. A missão é grande e intensa nessa terra que é de todo mundo. Tentamos respeitá-la e entender a mensagem desses ancestrais que habitaram como os verdadeiros lagartos do mar.
Estão aqui protegendo e mandando sinais. Basta escutá-los na brisa, na terra, dentro do mar, no balançar das árvores, na brincadeira das crianças, dos cachorros...
Encontra-se em toda a imensidão desse povo rico e místico. PARA-CURU.

* Foto de Fernanda Rodrigues. Paracuru é uma cidade no Ceará e esse nome é indígena que significa Lagarto do Mar. Para entender esse significado é visitar e olhar o mar na sua imensidão. Ele é verde e rasteiro. Com uma beleza específica de um lagarto selvagem.



Nenhum comentário: